Caudilho Hoje e Sempre
Em 18 de julho de 1990, reuniu-se um grupo de pessoas com o intuito de fundar um CTG na comunidade COHAB/SANTA RITA, para manter acesa nossas tradições, nossa cultura e, principalmente, a história de nosso município.
O nome escolhido foi ‘CTG CAUDILHO GUAIBENSE”, pois nesta data em “18//07/1847” morreu o grande herói farroupilha o – Caudilho Bento Gonçalves da Silva – originando o lema: CAUDILHO HOJE E SEMPRE. Assim, retratando o propósito pretendido para entidade e a vida tradicionalista de todos os caudilhos.
Nestes 35 de existência, sempre desenvolvendo ações com o intuito de cultuar e divulgar as tradições, mantendo com orgulho o trabalho realizado e sempre buscando alternativas para melhoria da estrutural e qualificando as atividades, e em momento algum deixando de respeitar a identidade e seus objetivos.
No dia 17 de janeiro de 2022, sofreu gravemente, como todo bairro, com passagem de uma micro explosão atmosférica deixando a sede totalmente destruída. Mas, não deixamos nos abater, pois com apoio das demais entidades seguimos em frente, mantemos nossos grupos de danças atuantes, e iniciamos a reconstrução de nossa sede, e hoje já contamos com 90% de nossa sede pronta, conta Vice patrão – Capataz Marlon Moura.
Em 03 maio de 2024, mais uma situação atípica afetou a entidade, sendo gravemente atingida, assim como todo bairro e grande parte do estado do Rio Grande do Sul. Mas, novamente, não esmoreceram, seguindo unidos e fortes, pois como no lema: CAUDILHO HOJE E SEMPRE.
Atualmente, o CTG Caudilho Guaibense tem como patrão o senhor Lauro Rasche. Na semana de 15 a 19 de julho, a entidade realizou atividades para celebrar os 35 anos de existência da entidade. Dentre a Ciranda de prendas e entrevero cultural de peões interno.
O novo quadro de prendas e peões foi empossado no sábado, dia 19 de julho:
Bonequinha: Lívia Cruz.
Prenda Mirim: Thaila Boneberger
Terceira prenda juvenil: Eduarda Ávila
Segunda prenda juvenil: Nicoly Postay
Primeira prenda juvenil: Maya Dornelles
Segunda prenda adulta: Luanny Beatriz Freitas
Primeira prenda adulta: Arashane da Silva Pires
Prenda veterana: Amanda Cordeiro
Chinoca: Tatiana Ávila
Segundo guri: Felipe Machado
Primeiro guri: Thiago Marques primeiro
Peão veterano: Brayan Fraga
Xiru: Mário da Silva
Texto com a colaboração: Marlon Moura - (Vice patrão - Capataz - CTG Caudilho Guaibense)
Oferecimento: 
...