O Jovem no Agronegócio
Por Fabio Malcorra
O Jovem no Agronegócio
Com o avanço da tecnologia no campo a necessidade de que estas sejam disseminadas e multiplicadas cada vez mais, é necessário manter os jovens no meio rural, necessitamos de que as operações e as interpretações fiquem da porteira para dentro, mesmo que o êxodo rural e a migração dos jovens do interior para os grandes centros seja crescente, é necessário se observar esta permanência, e se isso não for possível, o retorno do sangue novo para manter o vigor dos negócios do campo é muito importante, podemos dizer até que é um divisor de águas.
O futuro do pequeno, do médio e do grande negócio rural esta nas ideias novas, nas novas pratica de cultivo, de criações, de conservar a essência do campo, mas com a aplicação das coisas boas que a tecnologia traz. Hoje o acesso à internet é uma realidade cada vez mais presente na vida do homem do campo, com isso o Agronegócio se mantém como um segmento rentável e com alta inovação, o jovem tem o papel de levar o que é novo, científico para o campo, com um olhar aprimorado, mas isso hoje pode ser um grande desafio, com o leque de oportunidades que o jovem pode encontrar da porteira para fora, mas suas origens, suas raízes e sua ligação com a ancestralidade ou até mesmo os fortes laços familiares podem e devem trazê-lo de volta para o campo. O agronegócio sustenta o Brasil, seu crescimento é proporcional ao crescimento da população, com recordes mesmo em tempos de crise como, por exemplo, o milho com crescimento real de 26,2%, a carne bovina com crescimento de 15,6% e a carne suína com 23,7%. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio cresceu 2,06% em 2020 conforme o site do jornal AGROemDIA.
O constante desafio da modernização do agronegócio é a principal cancela a ser aberta para que os jovens contribuam com a sua energia e com todo seu vigor para que estes números continuem crescendo, com a chegada da IoT (internet das coisas) mais um passo é dado em direção à permanência ou o retorno dos jovens ao campo.
O pensamento do produtor rural já esta mudando ao ponto que deixa de ser apenas um produtor para ser um empreendedor, um empresário do campo que enxerga as coisas com os olhos dos jovens, sabendo aproveitar e dar vez ao potencial das novas gerações, os deixando trabalhar de forma aberta e inovadora, harmonizando a técnica dos veteranos com a perspicácia dos novatos, oportunizando a flexibilidade e a troca de ideias objetivando sempre um excelente resultado final, garantindo e afirmando que no campo há espaço para todos e todas.
...